quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Paisagismo...

E aí Galera, sou o Joe Nast e falarei com vocês sobre o...

Como esta é a minha primeira postagem, gostaria de falar um pouco sobre a origem do Paisagismo, e também darei uma pequena prévia do que veremos ao longo das postagens, vamos começar?

O Inicio:
Na Pré-história os homens foram se desenvolvendo e criando alguns utensílios que os ajudavam a se alimentar, armas de pedra para caçar, usavam gravetos para criar fogueiras e etc. Ao longo do tempo, ao observar os animais, perceberam que eles alimentavam-se de frutos e vegetais, e na curiosidade descobriram que os mesmo serviam como alimento. Foram percebendo que havia plantas que curavam e outras que eram toxicas provocando males. Perceberam também que ao jogar os caroços no chão, depois de algum tempo surgiam arvores iguais as que eles haviam consumido os frutos, aí começaram a cultivar as plantas.
Esse seria o primeiro indício de cultivo de plantas nos tempos antigos mas ao longo do tempo foi sendo deixado de lado.
Paisagismo:
O Paisagismo é o Planejamento de Paisagens, buscando reproduzir como é o natural, e tem como função trazer bem estar e aproximação com a natureza. É claro que o Natural seria bem melhor não é? Mas como construir uma cidade dentro de uma mata ou campo, e ainda sim, preservar todas as espécies nativas? Há quem opta por trazer um pouco da natureza para sua casa ou apartamento, as ideias vão desde hortas até lagos ornamentais.

Os jardins podem ser internos ou externos, de qualquer forma, deve ser a realização de um sonho, aquele espaço na sua casa onde você possa cuidar, regar, adubar, relaxar, porque a qualidade de vida aumenta e as plantas trazem bastante tranquilidade e energia boa.
Algumas pessoas fazem Jardim Zen, que é usado para meditação, Jardim de Inverno, que é interno e trazem tranquilidade e beleza a sua sala de estar por exemplo.
Os jardins externos geralmente são maiores e às vezes com mais cor e etc.
Paisagismo também não envolve somente plantas, envolve solo, clima, moveis para jardim, por isso afirmo que é um assunto que agrada, porque não é fechado em algo, é um conjunto de  diversos assuntos interessantes.

Primeiro Contato:
Achar uma flor na rua e entregar para a mãe, brincar de fazer esculturas de terra ou lama, subir na arvore e ficar comendo seus frutos, quem nunca? Isso prova que na nossa infância nós temos contato direto com a natureza, e isso só nos fez bem, algumas pessoas não perdem isso nunca, e criam jardins, mas algumas se perdem, e vivem em um mundo que Paisagem verde, somente na tela do computador. A imagem que elas têm é que é uma coisa difícil, más não é, está se tornando comum, porque finalmente estão percebendo, que jardins são totalmente benéficos.

Prévia:
Guardando um pouco para o próximo Post, eu disse que faria uma pequena prévia do que iremos ver aqui no Coletividade, nós iremos aprender a montar jardins da forma correta evitando a perda de plantas, formas baratas de se ter plantas em apartamento, com bastante charme é claro. Também falaremos sobre Designer de Jardins, e montaremos espaços em varandas, coberturas, jardins caseiros, enfim, tem um monte de coisas boas te esperando, e a partir dessa postagem, vocês irão aprender sobre as plantas, e não as verão apenas como Mato Verde, irão ter a curiosidade de saber nome, e forma de cultivo, e o melhor de tudo...irão gostar de tudo isso.

Galera obrigado pela atenção, eu espero ter vocês na próxima postagem, estou preparando algo muito legal, certeza que irão gostar. Lembrem-se Verde é qualidade de vida. Valeu.

_______________________________
Colunista de Paisagismo
Brasília, 17 de janeiro de 2013.

Um comentário: