sexta-feira, 1 de março de 2013

O Básico dos Jardins

Gramados

“A grama do vizinho é sempre mais verde.” já dizia o dito popular, mas está na hora de deixar a sua grama a mais linda da rua.

O Gramado acaba por ser o básico do Jardim, uma casa com um lindo gramado, mesmo sem plantas, tem um jardim, apesar de ser uma coisa totalmente inicial. Para plantar e ter um gramado sempre bonito é preciso seguir todos os passos.

Plantio

Antes de qualquer coisa é muito importante preparar o solo, o primeiro passo é o Nivelamento, que consiste em deixar o terreno plano, sem buracos, podendo ainda fazer gramados inclinados... Geralmente as pessoas usam a terra normal, porém, é uma terra totalmente morta, sem vantagens pro gramado, por isso é usada apenas como niveladora.

Após o nivelamento, é necessário afofar bem a terra, para a grama poder adentrar tranquila, dependendo do tamanho do gramado, será necessario maquinas próprias para isto.

Depois é necessário escolher um adubo natural para plantar,  o Substrato Natural, é o mais recomendado por ser apenas matéria orgânica, caso o solo esteja ácido, é necessário usar um *NPK para corrigir a acidez. Após isso, planta-se a grama e molha-se bastante.

É extremamente necessário molhar bastante  a grama todos os primeiros 30 dias. Após isso, é molhação normal.

Obs: Grama nenhuma foi feita para ser plantada na sombra, isso inclui debaixo de árvores, existem algumas que são resistentes a sombra, mas é sempre bom planta-las ao sol, debaixo de árvores pode-se fazer lindos canteiros.

*NPK=Fertilizante, que é uma combinação de (N) Nitrogênio: Fabrica a clorofila e estimula o crescimento de folhas e brotos, (P) Fósforo: Ajuda a produzir raízes saudáveis e estimula o surgimento dos botões de flores, (K) Potássio: Produz folhas saudáveis e estimula a produção de flores e frutos, alem disso, usado e dosagens diferentes, ele pode ter outras funções, também serem adicionado alguns micro-nutrientes que o torna especifico para estimulo de floração por exemplo.

Adubação

Depois da grama já plantada, para obter o máximo em beleza e fortaleza, é necessário aduba-la a cada quatro meses,  a quantidade de adubos no mercado é infinita, é muito importante procurar uma ajuda de um profissional que conheça o produto e usa-lo adequadamente , pois existem abudos que queimam a grama. É importante não adubar com esterco, pois há muita semente no esterco e aí nascerão matos no seu gramado.

Poda

A poda do gramado é muito importante, as pessoas costumam podar de meses em meses, o que é totalmente errado, a grama precisa da poda para se fortalecer, quando se corta a grama toda semana, ela percebe que quando cresce pra cima é barrada, e passar a crescer para os lados, nisso ela acaba fortalecendo sua raiz e sufocando os matos, e tem mais, a grama que corta, caso fique no gramado, acaba se tornando matéria orgânica e adubando o próprio gramado, quando se corta de mês em mês, se faz uma sujeirada e é necessário rastelar, então cortar semanalmente alem de fazer bem para grama,a ajuda a crescer, e a se adubar também, e isso evita uma trabalheira.

“Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.” - Cecília Meireles.

Curiosidade: Alguns Estádios de Futebol, podam seus gramados uma vez ao dia, e é por isso que geralmente as gramas dos campos estão sempre tão bonitas.

Seguindo esses simples passos, seu jardim ficará inigualável  caso não queira trabalho, basta contratar um Paisagista ou uma empresa de Paisagismo, mas mexer com o jardim além de simples( quando se tem a orientação certa) faz bem, esse contato com a natureza é anti-stress.

Então é isso, qualquer dúvida é só deixar no Facebook, ou aí nos comentários, sugestões também, então até a próxima galera, muito obrigado.


_______________________________
Colunista de Paisagismo
Brasília, 01 de março de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário