Jardim Externo
Quando se cria um jardim a primeira coisa que se deve analisar é a possibilidade, se o solo e o local forem adequados então o primeiro passo foi dado. A análise de solos é muito importante porque caso o solo seja ou esteja em condições inadequadas, as chances das plantas morrerem são muito grandes.
Solo

Os solos mudam bastante de região para região, o clima do Cerrado por exemplo, é um clima mais seco, e geralmente propenso a queimadas, os solos então, acabam sendo um pouco ácidos, e algumas plantas não nativas não conseguem resistir. As árvores do cerrado acabam tendo uma camada grossa de casca, que a protege nas queimadas, e diferente de muitas outras arvores, as do cerrado, tem a raiz três vezes mais profunda, do que as outras.
Os solos de Brasília, antes dos plantios, são analisados e se estiverem ácidos, alguns produtos são usados, como por exemplo o Calcário, porém hoje em dia, alguns outros produtos o substituem com vantagens, que é o caso do NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), alguns tendo alem dos Macronutrientes (NPK) tem alguns micro nutrientes, a substituição com vantagem, alem de tirar a acidez do solo, aduba e ajuda no enraizamento da planta, por isso a análise e aplicação de produtos são muito importantes.
Local
Imagine plantar uma árvore ao lado de sua piscina, essa árvore crescer e com o tempo acaba fazendo sombra na sua piscina na melhor hora do dia para se mergulhar, ou então, você planta uma árvore perto do sistema de canos da casa, e com o tempo a raiz acaba quebrando esses canos trazendo transtornos. Para isso não acontecer, é necessário uma análise antecipada, para evitar problemas no futuro, o trabalho dos paisagistas é exatamente isso, pensar em tudo, local, adequação, etc.
A escolha do local, deve ser planejada de acordo com o sol, sabendo que certa planta terá ou não a quantidade de raios de Sol que precisa, se irá fazer sombra em uma piscina ou janela, percebendo o tamanho aproximado que as raízes podem chegar.
A melhor maneira de se fazer o planejamento é com a ajuda de um paisagista.
Jardim Interno

Os jardins internos, são bem mais fáceis de se criar, porem, exigem mais cuidados, pois caso você se esqueça de molhar, a não ser que sua casa tenha goteiras, elas não receberão água da chuva, ou caso você se esqueça de abrir a janela para ventilar e/ou receber raios de sol.

Vasos
A escolha dos vasos são muito importantes questão: tamanho, profundidade e material. Algumas plantas como as orquídeas, gostam de bastante umidade, mas não de água, então vasos de barro que guardam umidade e são furados para evitar o acúmulo de água são os mais usados, e fazem muito bem.
Há vasos de cimento também, ou concreto, mas a escolha do vaso é importante porque há plantas que crescem muito, tem raízes fortes, e se for um vaso pequeno e e de concreto ele quebra.
Há vários materiais diferentes de vasos, fibra de vidro, plástico, barro, cerâmica porcelana, e basta analisar o tipo de planta se é agressiva ou não, caso seja, são recomendados de fibra e plásticos.
Local

Dependendo do ambiente algumas plantas de Sol, consegue ser postas dentro de casa, perto de uma janela ou em uma varanda.
No próximo post, irei ensina-los a usar essas técnicas para plantar uma árvore e fazer um vaso para dentro de casa, qualquer dúvida e/ou sugestão é só adicionar no facebook ou comentar logo a baixo. Grande beijo, valeu!
___________________________________
Colunista de Paisagismo
Brasília, 31 de janeiro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário