sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Comida, Música e Dança



Eii’ Corações!

Resolvi fazer uma associação entre a Gastronomia e os outros temas que possuímos no nosso Blog.

Hoje irei mostrar como a Gastronomia, Música e a Dança caminham juntas.

Li certa vez, uma entrevista com um Chef - Cozinheiro Espanhol, Ferran Adrià, onde ele disse, “arte é arte, cozinha é cozinha”. Discordei dele no princípio, mas quando a entrevista foi levada adiante pude entender sua posição, pois ele completou “A arte está em quem come e aprecia”.

Agora sim Ferran entrou num ponto certo. A arte está em quem come e aprecia e para que haja essa apreciação da comida, da boa comida, é necessário que haja um ambiente propício, adequado, adaptado para este momento tão sublime.

O dom da cozinha vai além de apenas comer, devemos entender que é preciso um excelente preparo, mas igualmente uma perfeita apresentação. Que vai não apenas da apresentação do prato e do vestuário, mas também à música e à dança que embalam e acompanham aquele momento de refeição.

Uma pesquisa realizada nos EUA colocou grupos de estudantes para jantar em ambientes com som específicos. Os estudantes foram separados, mas comeram exatamente a mesma coisa. Ao final do jantar os estudantes responderam a questionários e a pesquisa mostrou que aqueles estudantes que comeram em ambiente com música clássica avaliaram a comida como sendo extremamente gostosa.

Nesse ambiente onde havia música clássica, também havia ao fundo um leve buchicho, toquezinho do barulho de conversas alheias no ambiente, como se estivesse em um salão.

Alguns estudantes colocados em espaços com músicas diversas e mais altas não fizeram uma avaliação tão boa da comida. Mas pior que isso foram os estudantes colocados em ambientes sem nenhum som, esses avaliaram a comida com as piores notas.

Diante desse experimento, eu vos indago: Se a música clássica fez com que os Estudantes achassem a comida mais gostosa, devido o ambiente, será que diferentes gêneros musicais poderiam alterar a nossa percepção de outra maneira?

Será que a música POP deixaria os pratos mais doces?

Não consigo imaginar como a comida ficaria ao som de uma lambada. Hihi’

Bom! O que eu tentei passar é exatamente uma coisa já defendida por muitos, e questionada por tantos. De que a música e também a dança, são capazes de prover um ambiente mais agradável ao “paladar”.

Receita de hoje.

PARA ELA E PARA ELE

PARA ELA:
Ingredientes:
200g de creme de leite 100g de polpa de framboesa ou amora200g de chocolate branco1/2 colher de café de água de rosas

Modo de fazer:
Ferver a polpa de framboesa ou amora e misturar com o creme de leite, mexa bem. Acrescente o chocolate branco e emulsione com um mixer ou no liquidificador por 20 segundos, e por último colocar a água de rosa. Colocar no pote e deixar esfriar.

PARA ELE:
Ingredientes:
200g de creme de leite1 xícara de chá de leite150g de chocolate meio amargo (70 % de cacau)1/2 colher de café de cardamomo em pó1/2 colher de café de café solúvel

Modo de fazer:
Ferver o creme de leite e o leite, juntar o cardamomo e o café solúvel. Deixe a mistura esfriar e pegar o gosto da especiaria e esquente essa mistura novamente ate 40ºC – 45ºC. Emulsione com o chocolate meio amargo no mixer ou no liquidificador. Coloque no pote e deixar esfriar.




Decore os potes com raspas ou bolinhas de chocolate e framboesas ou amoras.

DICA:
Se você tiver tempo, misture o creme de leite com as especiarias 6 horas antes para pegar melhor o gosto.
O cardamomo e a água de rosas são encontrados em lojas de produtos árabes

Bom Apetite!

____________________________________
Colunista de Gastronomia
Montes Claros, 05 de Outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário