segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ano Novo, Planos novos...



É comum no findar de um ano e inicio de um novo ano as pessoas fazerem um balanço do ano que passou e planejar algumas coisas para o ano que está iniciando. E você? Já fez o seu balanço de 2012 e esboçou os planos para 2013? Mesmo que você viva um dia de cada vez, você pode planejar atividades e realizações diárias para tornar o seu ano novo muito melhor, e completamente novo.


Pois é, o nosso assunto dessa coluna será sobre os pilares da administração que são: PLANEJAR, ORGANIZAR, CONTROLAR e DIRIGIR. E vamos aplica-los na nossa administração diária em nosso ano de 2012.


PLANEJAR
Para termos uma direção para caminhar, é necessário que tenhamos um planejamento.

Planejar é muito fácil, basta você se perguntar: O que quero estar fazendo, onde quero estar, como quero estar, com quem quero estar (esta pergunta vale para os solteiros e casais que estão em dúvida sobre o relacionamento), daqui a um mês (ou o tempo que você preferir)? As respostas dessas perguntas são as suas metas pessoais e é através delas que você irá traçar o seu planejamento.


ORGANIZAR
Com as suas metas e planejamento escritos é hora de organizá-los conforme a sua vontade, disponibilidade e necessidades. Para isso você irá avaliar a sua vida, seu momento e irá escolher qual das metas e planos serão os primeiros a serem alcançados. A partir daí, você vai escalando as metas e planos de forma que, na medida em que eles forem alcançados, você possa dar sequencia nas suas atividades e ir alcançando os demais planos e metas, como se eles formassem uma escada, e que você possa continuar agindo da mesma maneira para alcançar as demais.


CONTROLAR
Após realizar seu planejamento e organizá-lo de acordo com suas necessidades e possibilidades, com o passar dos dias, é tempo de começar a terceira etapa: CONTROLAR as suas atividades diárias que não estão de acordo com o seu planejamento, fazendo com que você fique perdido em meio as suas metas.

Para realizar o seu controle, você pode, na mesma folha que fez os seus planejamentos para o ano, ir marcando aquelas que você já alcançou e criando novas metas e novos planos a serem alcançados, sempre seguindo as perguntas da etapa anterior.



DIRIGIR
Depois de planejar, organizar e controlar, é hora de dirigir as suas metas, planos e vida. Na medida em que seus planos foram alcançados e novos foram aparecendo, conforme a sua necessidade, chegou a hora de dirigi-los, remanejá-los e/ou até mesmo planejar novamente. Mas como?

Na administração de uma empresa, nesta etapa o administrador irá delegar funções e tarefas. Mas como o planejamento é pessoal, você mesmo continuará delegando funções e tarefas a você, para que novos planos sejam alcançados e irá, se necessário, contar com a ajuda de outras pessoas.


Agindo assim, você conseguirá, ao final do ano de 2013, quando for fazer a sua avaliação do ano e os novos planos para 2014, você notará que seu ano foi muito produtivo e que a maior parte, se não todas, as suas metas foram alcançadas.

A todos um ano de muita paz, realizações, amor, saúde, prosperidade e sucesso.

Feliz 2013!

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Glauder Felipe
Colunista de Administração
Coronel Fabriciano, 07 de janeiro de 2013.

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