segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Administrando seu Tempo


Uma coisa simples, mas nem tanto, e que muita gente não sabe ainda, é como administrar o seu próprio tempo.

Administrar é, como já sabemos, cuidar de, governar, dirigir, fazer... e administrar o tempo, não é ficar preocupado com a quantidade de tempo que tem cada atividade a ser executada e sim, se cuidar e programar o seu dia, de modo que nada interfira na execução das tarefas principais daquele dia.


Então, vamos lá, antes de falarmos sobre a administração do seu tempo, vamos explicar o que são as atividades principais e as atividades secundárias, terciárias e assim por diante.

Atividade Principal: entende-se como aquela que é de fundamental importância no seu dia a dia, é a atividade que se você deixar de executá-la, você corre riscos na vida profissional, pessoal, social, religiosa, etc., portanto deve ser executada diariamente.
> Alguns exemplos: trabalhar (ou estagiar), almoçar (e todas as outras principais refeições: café da manhã, almoço, lanche, janta – lembre-se que devemos nos alimentar a cada 3h)...

Atividade Secundária: é aquela que não lhe causará prejuízo se esquecida, mas que deve ter uma certa importância para a sua vida, por isso pode ser executada semanalmente.
> Alguns exemplos: ler (livro, jornal ou revista – impresso e/ou eletrônico), exercitar-se, divertir-se...

Atividade Terciária: aquela que não lhe causará prejuízo algum, se esquecida, e nem merece tanta importância, mas pode ser desenvolvida esporadicamente.
> Alguns exemplos: internet (redes sociais), assistir televisão, ouvir rádio...

Agora, já sabendo diferenciar e classificar as suas atividades, vamos aprender a administrar o seu tempo? Como vimos pouco acima, as atividades principais devem ser desenvolvidas todos os dias, em horários fixos, pré-estabelecidos por alguma norma, ou acordo, e as demais em horários flexíveis, conforme a sua necessidade e disponibilidade.

Sempre é bom mesclar as atividades secundárias e terciárias com as atividades principais, para manter uma vida e mente saudáveis, evitando o stress alto e outras doenças emocionais.
Que tal conhecer 32 idéias de como administrar o seu tempo? Leia o artigo da revista "Você S.A." de 21/07/2010 que fala sobre isso clicando aqui.

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Colunista de Administração
Coronel Fabriciano, 21 de janeiro de 2013.

Um comentário:

  1. Foi bom ler essa coluna, eu estava/estou precisando mesmo conciliar meu tempo..
    Adorei a iniciativa ! :D

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