Uma coisa simples, mas nem tanto, e que muita gente não sabe
ainda, é como administrar o seu próprio tempo.
Administrar é, como já sabemos, cuidar de, governar,
dirigir, fazer... e administrar o tempo, não é ficar preocupado com a
quantidade de tempo que tem cada atividade a ser executada e sim, se cuidar e
programar o seu dia, de modo que nada interfira na execução das tarefas
principais daquele dia.
Então, vamos lá, antes de falarmos sobre a administração do
seu tempo, vamos explicar o que são as atividades principais e as atividades
secundárias, terciárias e assim por diante.
Atividade Principal:
entende-se como aquela que é de fundamental importância no seu dia a dia, é a
atividade que se você deixar de executá-la, você corre riscos na vida
profissional, pessoal, social, religiosa, etc., portanto deve ser executada
diariamente.
> Alguns exemplos: trabalhar
(ou estagiar), almoçar (e todas as outras principais refeições: café da manhã,
almoço, lanche, janta – lembre-se que devemos nos alimentar a cada 3h)...
Atividade Secundária:
é aquela que não lhe causará prejuízo se esquecida, mas que deve ter uma certa
importância para a sua vida, por isso pode ser executada semanalmente.

Atividade Terciária:
aquela que não lhe causará prejuízo algum, se esquecida, e nem merece tanta
importância, mas pode ser desenvolvida esporadicamente.
> Alguns exemplos: internet
(redes sociais), assistir televisão, ouvir rádio...
Agora, já sabendo diferenciar e classificar as suas atividades,
vamos aprender a administrar o seu tempo? Como vimos pouco acima, as atividades
principais devem ser desenvolvidas todos os dias, em horários fixos,
pré-estabelecidos por alguma norma, ou acordo, e as demais em horários
flexíveis, conforme a sua necessidade e disponibilidade.
Sempre é bom mesclar as atividades secundárias e terciárias
com as atividades principais, para manter uma vida e mente saudáveis, evitando
o stress alto e outras doenças emocionais.
Que tal conhecer 32 idéias de como administrar o
seu tempo? Leia o artigo da revista "Você S.A." de 21/07/2010 que fala sobre isso clicando aqui.
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Colunista de Administração
Coronel Fabriciano, 21 de janeiro de 2013.
Foi bom ler essa coluna, eu estava/estou precisando mesmo conciliar meu tempo..
ResponderExcluirAdorei a iniciativa ! :D