quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O terror da fotografia: Olhos Vermelhos


Os efeitos de olhos vermelhos são muito comuns em fotografias pessoais, ele acontece quando se é utilizado o flash para fazer a fotografia, mas porque isso acontece?

O flash reflete os vasos sanguíneos do fundo do olho, que podem ser vistos através da pupila quando está dilatada em situações de pouca iluminação. Vai dizer que nunca tinha pensado nisso?! Eu não! Nunca imaginei que tivesse à ver com esses vasos sanguíneos que se localizam atras do olho e que eles podiam ser vistos graças a abertura natural da pupila.

Mas o que fazer para amenizar esse efeito que por muitas vezes estraga tantas fotos?
Uma forma comum e muito usada por desenvolvedores de câmeras é a do "vários flashes" essa sequencia de flashes seguidos faz com que a pupila fiquem menos dilatadas. É isso mesmo, você usou câmeras com quase 5 flashes já, e nem sabia pra que funcionava. Talvez já tenha até reclamado, chamando-os de inúteis. Se isso ameniza sua culpa, eu também já o fiz!

Veja que a tecnologia sempre está melhorando ao nosso favor, agora pensem, na época da sua avó: Não existia fotografia? Não existia olho vermelho? Não existia flash? Ou os flashes não eram capazes de realçar esses vasos sanguíneos?

RESPOSTA: Nenhuma das alternativas! Na verdade, existia uma canetinha de ponta MINUCIOSAMENTE fininha que com muuuuito cuidado, os fotógrafos (ou estagiários  pois geralmente são os que mais pegam serviços chatos em toda área profissional)  iam retocando as pupilas e deixando-as naturais.

Bem, isso funcionava como um Photoshop das antigas, que bom que hoje no photoshop, com alguns cliques, em menos de 5 min, todo olho vermelho volta ao normal.

__________________________________
Gutierre Sousa
Colunista de Fotografia
João Pessoa, 17 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário