quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Fotografia: Profissão ou Diversão?

"- Desculpa-me! Eu sou um fotógrafo. - Hey! Nós também somos!"

Bom, existem vários dilemas sobre fotografia profissão e fotografia diversão. A verdade é que com o avanço da tecnologia e a inclusão digital a fotografia parou de ser um produto principal e agora as câmeras são o principal produto. É como comprar um posto de gasolina pra abastecer seu carro.

As pessoas atualmente compram câmeras e fazem suas próprias fotos, isso é bom, popularizou lugares, congelou momentos únicos e ajuda muito mais no crescimento visual do mundo. Mas uma grande desvantagem nisso é que a fotografia agora perde o valor, ela é um arquivo qualquer que fica no computador por uns tempos e dai é levada por um vírus ou mesmo apagada pelo dono por motivos que nem ele mesmo sabe. A demanda de fotografias reveladas é mínima em relação a quantidade que se é feita.


Eu não sei se é a facilidade de registrar ou a dificuldade de armazenar ou revelar, mas eu acredito que isso não é uma ameaça para os fotógrafos ou para casas de fotografia, pois pra mim, fotografia se ramifica e o tipo de fotografia feita pelos fotógrafos profissionais é a mais artística, diferentemente dessa casual que todo mundo adora fazer.

Essa fotografia casual é tão importante quanto a artística/profissional, cada uma tem seu papel e sua relevância na nossa vida, pois imagine agora o quão bizarro seria, precisarmos contratar um fotógrafo profissional pessoal pra tirar uma foto nossa num barzinho com amigos?! Ou mesmo confiar num fotógrafo casual pra fotografar o seu casamento?!

________________________________________
Gutierre Sousa
Colunista de Fotografia
João Pessoa, 05 de setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário