Quando eu era mais nova eu me lembro de ter que ir à biblioteca pública da minha cidade para fazer um trabalho de escola. Confesso que esse hábito morreu com o tempo, apesar de ler muitos livros, quando penso em pesquisa recorro logo ao Google. Eu nasci em 1988, na minha época computador era artigo de luxo, ao qual eu não tinha acesso. Se para mim que conheci a internet depois de certa idade, já é tão simples abri mão dos livros, imagine essa nova geração que nasceu de frente para o PC.
Eu me questiono se a evolução da internet e da comunicação no ciberespaço será a percussora da extinção das bibliotecas e livros impressos. Hoje as editoras vivem uma crise provocada pela expansão do acesso à internet e ao livre acesso a livros na internet. Mas se formos analisar a fundo o assunto a internet será mesmo a substituta ideal dos livros? A internet é uma rede aberta onde todo mundo escreve o que bem entender, será mesmo uma fonte segura de informações? Será capaz de substituir um bom livro?
Eu sei que temos disponíveis na internet trabalhos de grandes pesquisadores, doutores, PHD’s e etc. Sei que a Wikipédia tem sido levada a sério por muitos pesquisadores (depois de muitos julgamentos e preconceitos) renomados. A minha dúvida é se sabemos mesmo usar o poder da internet ou se apenas fazemos o que é mais fácil. E eu me uso de exemplo, quando faço uma pesquisa na internet, não tenho muita paciência para ler um TCC gigantesco de um fulano de tal que nunca ouvi falar. Mas quando pego um livro para ler me sinto obrigada a completar a leitura, me aprofundo no assunto faço anotações, procuro saber mais sobre. Quando uso a internet esse interesse não me é despertado. Acho logo o texto que atende as minhas necessidades, e já faço a busca com as palavras exatas que eu quero pesquisar. No livro a gente nunca sabe se vai encontrar exatamente o que está procurando, temos que ler página por página, esmiuçar o assunto, interpretar o contexto. No fim a questão aqui discutida nem é se os livros vão desaparecer ou se a internet é uma substituta à altura. No fundo o que me incomoda é imaginar que os livros podem sumir. Por que para mim, nada substitui um bom e velho livro.
____________________________________
Colunista de Publicidade
Coronel Fabriciano, 25 de setembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário