quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Adele: soberania musical

Adele Laurie Blue Adkins nasceu Tottenham, Londres, em 5 de Maio de 1988, e hoje em 2012 é considerada como uma das pessoas mais influentes, segundo a revista norte-americana Tempo.

É interessante notar que Adele é aclamada por onde passa, é desejada por massas, e é frequentemente questionada no meio musical. Mas então, questiono a vocês: o que torna Adele tão conhecida? O que a difere de outras artistas que seguem a mesma linha de trabalho? Como ela alcançou tão rapidamente a fama? Todas essas questões me atingiram primeiramente, e precisava compartilhar com vocês.




Ela começou a cantar aos 4 anos, mas é claro, que tudo isso consideramos que é formação de gosto, de personalidade musical, de essência. E até sua juventude foi estudando, se especializando, estudou inclusive na Escola BRIT for Performing Arts & Tecnology, que é uma escola de especialização para quem deseja trabalhar com música, dança, artes cênicas, design e tecnologia, tudo voltado para o espetáculo. Então, nota-se que o talento de Adele também se desenvolveu estudando muito, como ela mesmo afirma. A partir de 2006, a vida de Adele começou a presenciar o mundo da indústria cultural, responsável por lançar artistas como ela, e viu-se cercada de fama e glória, tudo pela sua excelência em transmitir seus sentimentos pela sua música e pela grandiosa voz que possuia.





Gravou várias canções que fizeram sucesso, porém, vou me focar em apenas algumas para analisar com vocês. Someone like you, Rolling in the deep, Set fire to the rain, Rumours Has It,  Turning Tables, e outras, são apenas alguns exemplos de músicas que fizeram grande sucesso pelo mundo. Todo o disco 21, seu segundo álbum, é baseado em emoções vividas, progressivamente, parte  do tema raiva e amargura, a sentimentos de mágoa, solidão e tristeza, a finalmente, a aceitação. Críticos musicais consideraram um salto artístico muito grande, na produção e composição das músicas, comparando com o disco anterior, o 19.


Simon Harper, da revista Clash escreveu: "[Em] dois anos ... ela está claramente vista no mundo. Onde em  19,  ela possui turbulenta vida adolescente, em 21 introduz as realidades da vida adulta, onde a adulta vive responsabilidades carregadas de  dores e cicatrizes emocionais profundas ". 




Inicialmente, sua voz impressionou mais aos críticos, que caracterizaram seu timbre como algo mais rouco, mais "sujo". Discordo em parte. Adele, quanto à sua voz, me lembra muito Amy Winehouse por ter esse registro mais grave-médio da voz, onde ela brilha com elegância. Ou também com Annie Lennox, com alguns floreios vocais. Mas, ainda assim, é difícil comparar Adele. Ela é dona de uma voz única, ímpar, e mesmo hoje, artistas já consagrados afirmam que "Adele é maravilhosa" . Isso contar nas riqueza dos arranjos que sua música é composta. O refinamento em escolher a levada ritmica, na escola dos instrumentos, tudo isso aplicado a uma verdade cantada, a uma experiência de vida, que expõe o verdadeiro artista. 





Existe uma crítica super interessante sobre o mundo da indústria comercial que Guy Adams faz:

Existem duas abordagens para o negócio de ser notado pelo público de hoje recorde compra. O primeiro ... gira em torno de grande quantidade de exageros e seleções guarda-roupa cada vez mais absurdas. O segundo ... exige ... a confiança para deixar a sua música falar ...Surpreendentemente, dada noções preconcebidas sobre suposta preferência da América para o estilo sobre a substância, é a segunda das duas técnicas de vendas, que parece estar funcionando melhor. " Ou seja, Adele consegue atingir o público popular, o artístico e o musical com excelência, tudo isso porque é a artista completa, verdadeira, elegante e  e criativa. É por isso que ela alcança seu lugar nas grandes rádios, pela mídia, internet, televisão. Adele é sucesso absoluto, e ela pode se colocar exatamente num lugar de honra, que é merecido. Como dizem os bordões por aí: ela é "a cara da riqueza" . 



_________________________________
Max Michel
Colunista de Música
Vitória, 20 de Setembro de 2012.

3 comentários:

  1. Ótimo artigo, gostei.
    Parabéns, e vida longa a Adele!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, perfeito, perfeito!!!
    Meu amigo você escreve muito bem.
    Gostei muito do seu "post"
    Leio todos com muito prazer.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, Max e também amo Adele. Acho a voz dela sensacional, mas principalmente, adoro a emoção que ela coloca em cada música, passa verdade para nós.
    Parabéns pelo texto :)

    ResponderExcluir